sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Procon de Itanhaém dá dicas para consumidores aproveitarem a Black Friday

Nesta sexta-feira (27) diversos estabelecimentos comerciais participarão de mais uma edição da Black Friday, que consiste em uma campanha de vendas que traz descontos de até 80% em vários produtos. Pensando em conscientizar os consumidores, o Procon de Itanhaém dá dicas para evitar que sejam enganados com falsas ofertas.

O Procon aconselha para que evite comprar por impulso. O consumidor deve avaliar a necessidade de adquirir determinados produtos antes de comprar, sem cair na tentação de ser atraído por descontos não tão vantajosos. Outra dica é pesquisar na internet, comparando os preços em períodos anteriores com o valor que estará no dia da oferta.
É importante também salvar ou imprimir os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, entre outros). Outra dica essencial é checar a reputação da empresa nos cadastros de reclamações do Procon e nas redes sociais.
O consumidor deve evitar utilizar computador, tablet ou smartphone de terceiros para realizar as compras na internet, para assim, proteger seus dados. E se efetuar pagamentos via boleto, precisa ficar atento com o endereço do site.
Além disso, é recomendável manter programas de anti-vírus e firewall atualizados, pois há programas maliciosos que quando instalados no computador geram boletos falsos no momento de pagar a conta. Outra recomendação é para que escolha a opção de pagamento a vista, para evitar comprometer o orçamento para os próximos meses.
O Procon de Itanhaém fica no Centro de Atendimento ao Cidadão, na Avenida Harry Forssell, 1505, no Jardim Sabaúna (Rodoviária). Contato pelo telefone (13) 3427-4339 ou pelo e-mail procon@itanhaem.sp.gov.br.
DENÚNCIAS – Foi criada uma hashtag especial (#ProconSpdeolhoBlackFriday) que poderá ser utilizada pelos internautas para denunciar problemas como ‘maquiagem’ de desconto.
Caso o consumidor tenha algum problema deve usar a hashtag, enviando o print ou link da página com o problema no Twitter oficial do Procon SP (@proconspoficial) ou no Facebook (www.facebook.com/proconsp). Todos os casos serão analisados e, se necessário, serão abertos processos administrativos, conforme prevê a legislação em vigor.
A equipe de atendimento do Procon entrará em contato com os SACs das empresas em tempo real para solucionar os problemas relatados. O órgão também realizará plantão pelo telefone 151 (cidades de São Paulo) e em suas redes sociais, das 19 horas de quinta (26) até as 23h59 de sexta-feira (27).
Para conferir a lista dos endereços eletrônicos de empresas não recomendados pelo Procon basta acessar este link do site oficial do órgão.

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