domingo, 29 de novembro de 2015

Central de Monitoramento por câmeras já está em operação

Uma das ações do Programa Cidade Segura, elaborado pela Prefeitura de Itanhaém, o Centro de Operações e Inteligência (COI) do sistema de monitoramento por câmeras de vídeo já está em funcionamento. Na unidade a Guarda Civil Municipal controla as imagens das 28 câmeras distribuídas pela região central da Cidade.
O sistema de videomonitoramento conta com câmeras instaladas em pontos onde existe maior concentração de movimento na Cidade. Destes equipamentos, oito são da tecnologiaspeed dome, que permite a filmagem de locais amplos, com rotação de até 360º. As demais são modelos fixos, que além de prestarem respaldo às de 360º também oferecem precisão nos registros.
No local, uma equipe de 12 funcionários da Guarda Civil Municipal e mais quatro agentes de trânsito se reveza no COI, informando as equipes que atuam nas ruas quando há algum tipo de problema, como veículos parados em vias de grande movimento dificultando a passagem de outros carros, além de outros tipos de ocorrências.
Em um curto espaço de tempo, o sistema já provou ser útil. Uma das ocorrências registradas no COI foi uma tentativa de furto de uma motocicleta, cuja imagem acabou auxiliando para impedir que o crime acontecesse.
“É uma ferramenta importante que atua de forma preventiva contra o crime. Os locais monitorados são de grande fluxo de veículos e de pessoas”, destacou o secretário de Trânsito e Segurança Municipal, Silvio Oliveira.
No futuro, a central de monitoramento poderá contar com a Polícia Militar atuando junto à equipe da GCM no local, tornando ágil a comunicação com as viaturas da PM mais próximas, por exemplo.
NOVAS BASES – Estão em andamento as obras de revitalização da futura base da GCM, localizada no bairro Suarão. O imóvel foi erguido no começo do século 20 e antes abrigou a estação ferroviária do Município. Os trabalhos de restauro das janelas do prédio estão em andamento. Na sequência será iniciada a reforma da estação do Centro, que também será utilizada como base da GCM.
NOVA ILUMINAÇÃO – A instalação de mais de mil pontos com luminárias eliminará pontos escuros de bairros da Cidade, melhorando as condições de visualização e inibindo a ação de marginais no período noturno. Estão previstas intervenções em pontos de bairros como Gaivota, Jardim Bopiranga, Cibratel, Jardim das Palmeiras, Jardim Oásis, Jardim Regina, Nova Itanhaém e Jardim Grandesp, entre outros.
PATRULHAMENTO ESCOLAR – É uma ação desenvolvida em parceria com as secretarias municipais de Educação, Cultura e Esportes e Trânsito e Segurança. A Guarda Municipal atuará com uma equipe de profissionais em visitas diárias às escolas e creches, além, é claro, de manter o patrulhamento fixo em praças e aos patrimônios públicos instalados em diferentes regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário