sábado, 5 de fevereiro de 2011

VERÃO movimenta os comércios no litoral paulista



Verão traz bons ventos.

É fácil entender o porquê. Neste período, as cidades litorâneas, com pouco mais de 40 mil moradores fixos, são invadidas por um milhão de visitantes. Sob algumas óticas, o número é ainda maior: cálculos da Brigada Militar estimam que quatro milhões de pessoas passem o dia ou pelo menos um final de semana em alguma de nossas praias. Para o turista, é a chance de espantar o calor. Para os lojistas, o ápice das vendas.

Para completar, o Natal e Ano-Novo deram elementos suficientes para animar os comerciantes das margens do Atlântico. O feriado prolongado decorrente das festas, o arrefecimento da crise financeira mundial, a volta do crédito e, é claro, o calor avassalador, levaram mais gente ao Litoral - e com disposição para gastar.

O bem-estar e a permanência dos turistas no Litoral no verão estão diretamente ligados à infraestrutura adequada, às opções de lazer e aos atrativos naturais das cidades receptivas. Por isso, bem antes de começar a alta temporada o poder público e iniciativa privada deverão arregaçar as mangas para melhorarem as condições de atendimento aos visitantes.

Já é visível a melhora no comércio com a chegada do calor, mas, a conseqüente volta de muitos profissionais ao trabalho.

Agora em fevereiro clima quente e mais calmo. Aos poucos a cidade de Itanhaém, vai retomando o ritmo normal. Se, por um lado alguns brasileiros foram embora para suas cidades, por outro quem ficou está presenciando dias melhores agora com mais calor, podendo usufruir melhor de nossas praias.

Alguns comerciantes comemoram o aquecimento das vendas. Outros não, lamentam pela falta de infra-estrutura da cidade na recepção e atração aos visitantes. E assim segue Itanhaém, ainda com o clima mais quente contribuindo com a volta dos turistas a cidade para o lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário