segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Edson Aparecido quer agir em parceria com prefeituras



Empossado no sábado entre os 26 secretários estaduais do governo Geraldo Alckmin (PSDB), titular da recém-criada Pasta de Gestão Metropolitana, Edson Aparecido (PSDB), adiantou que, apesar de a primeira reunião de todo o secretariado com o novo comandante do Palácio dos Bandeirantes acontecer hoje pela manhã, pretende trabalhar em conjunto com as prefeituras do Grande ABC para angariar políticas públicas e otimizar recursos após a formulação de projetos efetivos de melhorias em todas as áreas da região.

“Nosso trabalho vai ser basicamente agir junto às prefeituras. Imediatamente o que pretendemos fazer é iniciar a tarefa de ouvir as regiões, as agências de desenvolvimento e histórico acumulado de projetos e ideias. A orientação que o governador nos deu é sempre procurar parceria com os municípios. Pretendo participar das assembleias do Consórcio Intermunicpal do Grande ABC que para mim seria fundamental para reter essa experiência em contato com o acúmulo de discussões”, revelou Aparecido.

O desafio inicial de Aparecido será de montar a Secretaria, o que, segundo o tucano, deve ocorrer nos próximos dias. A Pasta definirá com as demais secretarias as demandas que são importantes para a Região Metropolitana de São Paulo, como o Grande ABC, Campinas e Baixada Santista. Embora sejam ‘apenas” 67 municípios entre os 645 do Estado, são responsáveis por 80% da receita de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Aparecido visualiza parceria positiva com o Grande ABC pelo histórico de trabalho conjunto. “Faremos também a interlocução com a União. Se conseguirmos essa discussão de forma organizada, definiremos as políticas do ponto de vista do interesse dos municípios, Estado e União, para poder otimizar recursos”.

Segundo o secretário, o papel principal é contribuir com a definição das políticas públicas nessa malha metropolitana que tem 80% da população do Estado e 84% do PIB (Produto Interno Bruto). “São regiões extremamente importantes, que merecem receber forte atenção do governo. Fora isso, existem inúmeros problemas em comum. Quando se tem enchente no Parque Dom Pedro II, na área do Mercado Municipal, é porque necessita de piscinão em Mauá, Santo André, São Bernardo.”

Para o coordenador regional do PSDB, Cezar de Carvalho, a nova Secretaria se reverterá em serviço forte de melhorias, por exemplo, em piscinões, Segurança e Saúde. “Tenho aproximação pessoal com o Edson Aparecido, que tem ligação com a região, conhece muito bem as sete cidades de longa data, pois foi funcionário da Prefeitura de Mauá na década de 1990. Isso só ajuda para ser bem sucedido.”

Atualmente, vice-presidente nacional do PSDB, Aparecido trabalhou na gestão Leonel Damo (sem partido), em Mauá, de 1993 a 1994, antes de ser convidado para ser assessor do ministro Sérgio Motta, no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) à frente do Palácio do Planalto.

Fonte: Fábio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário