quinta-feira, 22 de julho de 2010

EMPREENDIMENTOS NO COTIDIANO


Zé Roberto acha que a cidade já deve debater o futuro do sistema viário

O presidente do PMDB de Itanhaém acha que os grandes empreendimentos devem patrocinar obrar que reduzam o impacto no trânsito

O empresário e presidente municipal do PMDB, José Roberto Pereira do Nascimento, avalia como importante que se inicie desde já um estudo sobre o futuro do sistema viário do Município. Ao avaliar a importância dos grandes empreendimentos que estão se instalando em Itanhaém, caso do hipermercado Extra, o presidente do PMDB enfatiza que construções de porte acentuado causam, quase sempre, impacto significativo no trânsito das imediações. Diante desta situação, o empresário propõe que seja instituída no Município uma legislação que discipline os pólos geradores de tráfego.

“Tal medida já é adotada em várias cidades em expansão, como é o nosso caso. É uma lei que prevê que os grandes empreendimentos invistam uma pequena porcentagem do custo total em obras viárias, para reduzir o impacto no trânsito”, explica Zé Roberto, acrescentando que se as intervenções não se fizerem necessárias, a empresa depositaria 1% do valor do empreendimento no Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito “O Fundo é um organismo que seria gerido pelo Conselho Municipal de Trânsito que, por sua vez, cuidaria da preparação do sistema viário para o esperado crescimento econômico local, por conta da presença cada vez mais constante da Petrobrás por aqui”.

“Contudo”, diz o empresário, “não queremos que a lei seja interpretada como uma nova taxação ou tributação. Trata-se apenas de uma normatização em cima de empreendimentos que atraiam grande volume de veículos, reduzindo eventuais transtornos até mesmo para esses novos empreendimentos”.

Zé Roberto enfatiza que desde que assumiu a presidência do PMDB vem formulando propostas e sugestões para preparar a Cidade para o futuro. “Itanhaém tem tudo para crescer economicamente porque sua situação geográfica e territorial é atraente em todos os sentidos. Dezenas de novos empreendimentos, todos de grande porte, estão em vias de se instalar por aqui. É claro que precisamos nos preparar para absorver o melhor desses investimentos, melhorando a qualidade de vida da população”.

Em sua opinião, já estão ocorrendo alguns avanços na legislação municipal, por conta da disposição da Administração e da Câmara Municipal em modernizar e atualizar o conjunto de normas e diretrizes que regem o dia a dia de Itanhaém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário